segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Livros e flores

Teus olhos são meus livros.
Que livro há aí melhor,
Em que melhor se leia
A página do amor?

Flores me são teus lábios.
Onde há mais bela flor,
Em que melhor se beba
O bálsamo do amor?

[ Machado de Assis ]




Leia mais poemas de Machado de Assis
http://www.jornaldepoesia.jor.br/machado.html

História interessantíssima (sobre Machado) - Wilson Martins
http://www.jornaldepoesia.jor.br/wilsonmartins132.html

Para saber mais sobre Machado de Assis
http://pt.wikipedia.org/
wiki/Machado_de_Assis

Portal do Machado de Assis (com obra completa) desenvolvido pelo MEC
http://portal.mec.gov.br/machado




Mensagem aos leitores de Desonra dos Poetas

Eu sou um herege.

Desses que o frei dominicano Nicolau Eymerich não teria dúvidas de enviar para a fogueria.

Pouco lí de Machado de Assis.

Não tenho dúvidas: a escola me traumatizou.

Nem me lembro quando falaram para ler Machado de Assis na escola. Só sei que não passei da quinta página.

Do mesmo modo ocorreu com o José de Alencar. Esse sofreu mais. Quando a professora ordenou ler um obra sua, mas omitiu que o José de Alencar foi um ardoroso defensor da escravidão.

Antes de ler o livro indicado, lí sua biografia. Soube que no no Senado Imperial, denunciava os abolicionistas brasileiros como "haitianistas", pois queriam acabar com a exploração do trabalho escravo.

Na prova escrevi uma longa redação sobre porque me recusava a ler um escravocrata canalha. Foi divertido.

Mas no caso do Machado de Assis, acho que erraram os professores em propor um livro tão pesado para um jovem sem leitura e eu errei ao não me esforçar para conhecer esse fundador da literatura brasileira.

Tive sorte maior com o Eça de Queiroz. A minha querida professora Aliete, uma entusiasta da literatura, fez uma apresentação do autor português tão intensa, que quando peguei "A Relíquia", me intimei a chegar até a última página (inclusive colaborei de algum modo com a genial adaptação em Quadrinhos feita por Marcatti, que você pode ler um trecho clicando aqui). E olha que para chegar na página 100 foi com muito esforço. Depois deslanchou.

Algum tempo depois pude ler a um livro de crônicas do Machado de Assis. Lembro de uma chamada "Analfabetismo" de 1876. Era uma de uma indignação contra as instituições que sustentavam um país onde apenas 30% das pessoas sabiam ler.

Hoje, na data do centenário de morte de Machado, me coloco o problema de superar esse trauma e encarar a obra do Machado. Começo pela poesia.

Espero que gostem.

Alexandre Linares

PS1: Também homenageio os editores Antônio do Amaral Rocha e Valentim Facioli da Nankin Editorial
que tanto trabalham na divulgação dos estudos sobre Machado de Assis e da boa poesia também.

PS2: Um acaso. Na pesquisa encontrei essa crônica de Machado de Assis sobre José de Alencar.
http://portal.mec.gov.br/machado/arquivos/html/cronica/macr18.htm



Nenhum comentário: